De grão em grão



É engraçado como muitas vezes a gente tende a fazer menos do que deveria quando não tem ninguém olhando.


No restaurante onde eu trabalho, ser garçonete não consiste apenas em pegar o pedido dos clientes, levar pratos para as mesas e distribuir sorrisos. Tem um montão de coisas que, talvez, se você fosse lá você não perceberia.


Tem que tirar o lixo, repor estoque de bebidas, café e bolos. Tem que pegar os talheres quando eles acabam. Tem que levar os talheres e pratos sujos para a cozinha. Na hora de fechar o restaurante tem que limpar a maquina de café, de lavar louças, o elevador das comidas, embalar os bolos e guardar na geladeira. Alguém tem que fechar o caixa e contar quanto que faturamos naquele dia. Tem que ver se tem papel higiênico nos banheiros e deixar a porta do frigobar dos vinhos aberta. Fora tudo que precisa fazer quando você abre o restaurante - que eu ainda não sei porque nunca fiz isso. E isso, obviamente, não é tudo.


E não tem uma pessoa responsável por cada tarefa. Se você passou pelo lixo e viu que tá cheio, vai da sua consciência trocar ou simplemente passar e fingir que não viu.


E eu já passei muitas vezes por ele e fiz de conta que eu não vi. Porque eu tava cansada, ou porque eu sabia que eu tinha mais 9 horas de trabalho pela frente, ou porque eu me acho muito fraca para carregar.


E numa conversa com uma das garçonetes - uma que eu não tenho muita afinidade - ela desabafou (de uma maneira bem grosseira) sobre isso. Se todos fizessem um pouquinho, não fica tão sobrecarregado para aquelas pessoas que se importam.


A partir desse dia eu mudei. Eu comecei a levar o lixo - que não é tão pesado quanto eu imaginava. E eu não sei se mudou algo para as outras pessoas, mas eu quero fazer parte do grupo de pessoas que se importam.


É fácil a gente reclamar, mas você vai perceber que é mais fácil ainda arregaçar as mangas e fazer algo a respeito.


Eu acredito que eu sou o que eu faço quando não tem ninguém me vendo.

#grão #pouco #muito #atitudes #arregaçarasmangas #larissavaiano