Eu não sei


Eu não sei

Alguns dias atrás eu li um texto do Gustavo Tanaka dizendo sobre como o mundo lida com o fato da gente dizer "eu-não-sei". E, "coincidentemente", aconteceu algo comigo essa semana.


Eu sempre tive muita dificuldade de assumir que eu não sei algo. Para mim, falar que eu não sei era demonstrar uma fraqueza ou algo de ruim que tinha em mim. Tive alguns relacionamentos competitivos que ainda ajudaram nessa minha "formação". E acredito que desde sempre a gente é criado para aprender a mentir. Desde a questão na prova que a gente tenta inventar até as mentiras que criamos para os nossos chefes para responder algo que não estávamos preparados.


Nós somos seremos humanos e o mundo quer que a gente seja o Google.


Pois bem. Estava no restaurante no meu segundo dia fazendo as bebidas no bar. Com certeza essa foi a função mais desafiadora para mim porque tem muitas bebidas diferentes (é um restaurante austríaco e tem muita coisa de lá). No primeiro dia eu estava com um time muito legal e que estavam me ajudando a tirar todas as dúvidas. No segundo meu gerente estava lá. E sabe o esteriótipo de "chefe"? Ele as vezes segue direitinho.


Ele me entregou um ticket e tinha um nome de uma bebida que eu nunca tinha visto. Fui perguntar para ele o que era aquilo, ele fez uma cara de "ai Larissa, sério que você tá me perguntando isso" e disse: "você já deveria saber o que é isso". E apontou o refrigerante dentro da geladeira.


No auge do meu primeiro mês de trabalho, na loucura do meu segundo dia de bar ele me diz "você já deveria saber o que é isso".


Eu não preciso explicar para você o tamanho da minha idignação. Mas eu não sou mais a menina de 20 anos, estagiária da Unilever que se sente mal por tudo. Peguei o refrigerante e só consegui pensar o quanto ele, e várias outras pessoas, estão dominadas por essa necessidade de saber tudo.


A gente perdeu o direito de errar, de não saber, de ter dúvida!


Quero ver eu colocar ele num set de cinema e em um mês ele não ter mais nenhuma dúvida.


Vamos ser mais humildes?


---


- Lari, por que uma foto do Doby?

- Eu não sei...

#eunãosei #dúvida #larissavaiano #opoderdagravata #errar #humano #google